trusted online casino malaysia

Sindijornalistas cobra das assessorias aprovação de convenção e poderá pedir mediação da SRT-ES

O Sindijornalistas emitiu hoje um ofício para o Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação Social (Sinco). Por meio desse documento foi solicitado que o Sinco valide a proposta de convenção coletiva apresentada ao sindicato patronal desde junho pelo Sindijornalistas ou faça uma nova proposta que atenda aos interesses da categoria. O Sindijornalistas deu um prazo até a próxima quinta-feira (14) para que o Sinco se pronuncie. Caso contrário, no dia posterior irá recorrer à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE – ES) para resolver o impasse causado pelo sindicato patronal.
A proposta de convenção coletiva formulada pelo Sindijornalistas e enviada ao Sinco, prevê, entre outras coisas, salário normativo mensal de R$ 1265,00 para carga horária de 5 horas diárias e seguro de vida no caso de viagens a trabalho. Até o momento o Sinco não se pronunciou em relação à proposta. “Os assessores de imprensa têm direito a uma convenção coletiva. Por isso, construímos junto com eles uma que atendesse às necessidades desses jornalistas. Procuramos de todas as formas negociar com o Sinco, mas diante de tamanho desrespeito com os assessores de imprensa nos resta recorrer à Superintendência Regional do Trabalho caso o Sinco não se pronuncie até a data estabelecida no ofício”, afirma a presidente do Sindijornalistas Suzana Tatagiba.

Para o secretário de formação sindical e estudos socioeconômicos e negociação salarial, Júlio Paternostro, o Pater, a recusa do Sinco em validar a proposta do Sindijornalistas está no fato das empresas insistirem em burlar a lei e passar por cima dos direitos dos trabalhadores. “Na Consolidação das Leis do Trabalho há artigos que dizem respeito às profissões regulamentadas, como é o caso dos jornalistas. Esses artigos estabelecem, por exemplo, jornada de cinco horas diárias para assessores de imprensa, o que muitas vezes não é cumprido. Por isso que a proposta de convenção coletiva foi feita, para que os direitos dos jornalistas sejam respeitados”, diz Pater.

Mobilização
A emissão do ofício é um passo importante para a retomada das negociações. Porém, a categoria deve mostrar sua força por meio de uma mobilização. Por isso, convocamos todos jornalistas a colocarem em suas mensagens no twitter a frase #NaoPisenoMeuPiso. No twitter do sindicato (@sindijornalista) já está disponível um selinho desenvolvido para a campanha, que pode ser baixado e utilizado como avatar. Caso seja necessário o Sindijornalistas irá intensificar ainda mais a mobilização, a exemplo dos companheiros do Paraná, que aprovaram indicativo de greve no último dia 30.