trusted online casino malaysia

Sindijornalistas convoca assembleia para discutir proposta patronal de reajuste salarial

Na terça-feira (2/6), às 20 horas, na sede do Sindicato dos Jornalistas, serão debatidas as propostas salarias e sociais feitas pelas empresas de comunicação.

As empresas, com o chororô de sempre, ofereceram somente o pagamento do índice 6,5% de forma linear para os jornalistas de Tv e Rádio e 6% para jornais, revistas e similares.

A inflação acumulada no período (maio de 2014 a abril de 2015) , segundo o INPC do IBGE, é de 8,34%, e os trabalhadores também estão reivindicando 10% de ganho real como forma de recompor aos poucos a perda de compra do salário dos jornalistas que já ultrapassa a casa dos 16%, segundo dados do DIEESE.

O argumento das empresas é crise financeira que para os sindicatos é artificial,  provocada por estes mesmos agentes que, para manterem e ampliarem suas margens de lucro querem transferir para os jornalistas o que eles chamam de ônus financeiro, com demissões, baixos salários, desrespeito à jornada de trabalho, contratação de PJ’s para burlar direitos trabalhistas, terceirização, condições inseguras de trabalho, violência e desrespeito. Um cenário que compõe o exercício cotidiano de nossa profissão.

O patronato de comunicação também recusou outras cláusulas importantes para os jornalistas, como aumento do valor da hora, tíquete alimentação, principalmente, para os profissionais das Redes Gazeta e Tribuna, pagamento de creche, entre outras reivindicações.