trusted online casino malaysia

Sindijornalistas é homenageado na Ales durante sessão de 50 anos da ACEC

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Espírito Santo foi uma das entidades homenageadas na noite desta terça-feira (03) durante sessão solene da Assembleia Legislativa em alusão aos 50 anos da Associação dos Cronistas Esportivos Capixabas (Acec) criada no dia 12 de março de 1968.

O Sindicato dos Jornalistas agradece a homenagem e vem prestar seu respeito e admiração à ACEC que atua incentivando a cobertura esportiva mesmo com tantos problemas enfrentados pelos atletas no Espírito Santo.

Representando o Sindicato esteve o diretor Getúlio Costa, repórter da Tv Capixaba. Outros profissionais jornalistas também foram homenageados pela ACEC/Ales diante suas trajetórias no jornalismo esportivo.

O presidente da Associação dos Cronistas, Jair Oliveira, disse que a sua gestão tem buscado qualificar os novos profissionais da imprensa esportiva no Estado, incentivando-os a frequentar cursos de locução e de comunicação e buscando envolvê-los no dia a dia dos sindicatos que representam os radialistas e os jornalistas.

“Nossa obrigação é apoiar iniciativas que possam qualificar todos esses profissionais dentro de uma linguagem esportiva e que estejam protegidos profissionalmente no exercício da cobertura de qualquer tipo de modalidade”, destacou Oliveira.

Já o presidente da Abrace, Kleiber Beltrão, criticou projeto da nova legislação esportiva que tramita no Congresso Nacional para substituir a Lei Federal 9.615/98 (Lei Pelé). Ele disse que um dos artigos da matéria pretende retirar das associações dos cronistas e repassar para as agremiações esportivas a prerrogativa de conceder o credenciamento de profissionais da mídia para a cobertura dos eventos ligados aos esportes.

Para Beltrão, isso é uma ameaça à isenção jornalística na cobertura desses acontecimentos, pois os clubes ficariam com o poder de escalar quem vai trabalhar.

Opinião compartilhada pelo Sindicato dos Jornalistas. “Entendemos que o exercício profissional deve ser devidamente respeitado e o acesso às coberturas esportivas deve ser garantido a todos os jornalistas profissionais evitando qualquer tipo de censura e cerceamento à liberdade de imprensa” defendeu Douglas Dantas, coordenador-geral do Sindijornalistas.

A sessão solene foi proposta pelo apresentador e deputado estadual Amaro Neto (PRB), ex-narrador esportivo, em parceria com a ACEC.

 

Entidades homenageadas com placas

Sindicato dos Radialistas

Sindicato dos Jornalistas

Associação de Garantia ao Atleta Profissional (Agap)

Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace)

Cronistas homenageados com certificados

Jair Oliveira

Jorge Buery

Danilo Salvadeo

Bosco Buery

Jairo Peçanha

Rodrigo Ronchi

Antônio Geraldo Almeida Costa

Roberto Carneiro

Fernando Zambom

Paulo Duarte

Ferreira Neto

José Antônio Nunes do Couto

Eduardo Santos

Alcenir Coutinho

Antônio Perovano

Dário Cruz

Wilson Caulite

Mauro Marques

Enivaldo dos Anjos

Lena Borges

Luiz Alberto Patuzzo

Marcus Vicente

Wanderlei Alpoin

Rui Baromeu

Fabiano Mazzini

Samuel Martins

Altemar Félix

Jorge Félix

José Fernando Duarte

Ângelo Ribeiro