trusted online casino malaysia

TVE: antena digital foi inaugurada, mas não há previsão de concurso público

Em solenidade realizada no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, foram inaugurados oficialmente, no dia 29 de junho, os transmissores e antenas digitais da TV Educativa do Espírito Santo (TVE). Eles estavam funcionando em fase de teste desde abril. Com a inauguração oficial, começarão os estudos para ampliar a abrangência da TV para fora da Grande Vitória. Outra novidade anunciada na ocasião foi a reativação da unidade móvel, cujo objetivo é fazer transmissões externas ao vivo. Porém, outra grande reivindicação da categoria no que diz respeito ao sistema RTV ainda não tem data prevista para ser finalmente atendida: o concurso público.

Segundo o Superintendente de Comunicação do Governo do Estado, Ronaldo Carneiro, a proposta de realização do concurso público está sendo discutida com o Governador Renato Casagrande. “Para a realização do concurso público foi feito um plano de cargos e salários, encaminhado para a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos. Posteriormente, deverá ser enviado para a Assembleia Legislativa. Creio que até o final de 2012 poderemos anunciar a data do concurso público”, explica o superintendente.

A TVE, segunda emissora de TV mais antiga do Espírito Santo, sobrevive do profissionalismo e da garra de uma equipe bastante reduzida e que tende a ficar ainda menor em virtude da futura aposentadoria de um grande número de trabalhadores. “O concurso público é uma necessidade, é algo urgente. Ele tem que ser realizado logo para que a TV possa se manter atuante”, afirma a diretora da TVE, Marília Targueta.

A dedicação dos trabalhadores é tanta que, mesmo diante do processo de sucateamento da emissora, a TVE conta hoje com 11 programas e está confirmada a estreia, no dia 18 de julho, do Yah TV. A nova atração, que terá 30 minutos de duração, tem como uma de suas propostas dar visibilidade à produção cultural juvenil do Espírito Santo. “Queremos difundir as produções culturais da Rede Cultura Jovem, dos núcleos apoiados por ela ou que interagem com a rede”, explica um dos gestores do programa, o jornalista Leonardo Lopes. O Yah TV será exibido toda quarta-feira, a partir das 20h.

Rádio Espírito Santo

O concurso também deverá contemplar a Rádio Espírito Santo, que, assim como a TVE, também precisa ampliar muito sua equipe. “O concurso público, para nós, é um sonho. A entrada de novos profissionais significa a renovação necessária para manter a emissora no ar”, afirma a chefe de jornalismo da rádio, Salomé Pedracini. Mesmo com uma equipe reduzida, a rádio, que foi pioneira no Espírito Santo, fica 24h no ar e contará com um novo programa jornalístico, o Jornal do Espírito Santo, que será exibido de segunda a sexta.

De acordo com o governador Renato Casagrande, em novembro deste ano a potência do transmissor da Rádio Espírito Santo passará de 20 KWH para 50 KWH, fazendo com que a programação possa ser transmitida em todo o Espírito Santo e, inclusive, ultrapassar fronteiras, chegando à Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.